Piumhi, São Roque de Minas e Capitólio integram Política de Regionalização do Turismo do Estado de MG

Municípios fazem parte da Associação do Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra. Eles cumpriram requisitos do governo e agora foram classificadas como potenciais turísticos em Minas Gerais.

Os municípios de Piumhi, São Roque de Minas e Capitólio, localizados no Centro-Oeste, integram o Política de Regionalização do Turismo do Estado de Minas Gerais. Isso significa que estas cidades foram reconhecidas pelo governo como potenciais turísticos e agora terão apoio das instâncias federal e estadual para estruturação do setor na região. Elas integram a Associação do Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra.

As três cidades obtiveram a Emissão do Certificado de Reconhecimento de Instância de Governança Regional em 2020. Para isso foi preciso cumprir uma série de requisitos que vem sendo trabalhados desde o início do ano, quando os municípios devem enviar a documentação para atualizar o certificado.

A Secretaria de Estado da Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais confirmou ao G1 que as três cidades estão na lista da Associação do Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra. Além delas, também fazem parte os municípios de Alpinópolis, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Passos, São João Batista do Glória, São José da Barra, Tapira e Vargem Bonita. Ainda de acordo com a Secretaria, através do registro da Diretoria de Regionalização e Descentralização das Políticas do Turismo, a documentação apresentada pelos municípios cumpriram os requisitos relativos à solicitação para obter o Certificado.

A diretora de Turismo do município de Piumhi, Aparecida Maria Fernandes, ressaltou que é gratificante ver o turismo na cidade sendo impulsionado para todo Estado com objetivo desenvolver ainda mais as potencialidades e consolidar a atividade turística local de forma sustentável.

Turismo São Roque de Minas

Em São Roque de Minas está localizado o principal acesso ao Parque Nacional da Serra da Canastra. O local atrai turistas que buscam tranquilidade e águas calmas das cachoeiras que estão presentes em toda região.

Segundo a Associação de Turismo da Serra da Canastra (Atusca), além do contato direto com a natureza, na Canastra é possível fazer atividades de camping, visitar as cachoeiras, praticar esportes radicais, fazer trilhas e observar flora e fauna nativos da região.

Vista da Serra da Canastra em São Roque de Minas — Foto: Acervo Parque Nacional da Serra da Canastra/Icmbio

Turismo em Piumhi

Distante de São Roque de Minas, cerca de 80 km, a cidade de Piumhi também está localizada na região da Canastra. A partir da cidade é possível contratar guias para explorar trilhas e cachoeiras da região.

Além disso, assim como em São Roque, quem vai a Piumhi sempre aproveita para experimentar os premiados queijos da Serra da Canastra que são facilmente encontrados em lojas especializadas da cidade.

Vista aérea do município de Piumhi — Foto: Prefeitura de Piumhi/Divulgação

Turismo em Capitólio

As belezas naturais de Capitólio atraem turistas de todas as partes do país. Na cidade está o famoso Lago de Furnas, também conhecido como “Mar de Minas”. As águas em tom de azul integram um cenário ideal para quem quer descansar nos clubes, hotéis, resorts e casas de temporada da região.

Lago de Furnas em Capitólio — Foto: Divulgação

Programa de Regionalização do Turismo

O Programa de Regionalização do Turismo é estruturante do Ministério do Turismo, que trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo Ministério com estados e municípios brasileiros. O objetivo principal é apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no País, a partir de oito eixos estruturantes com vistas à promoção do desenvolvimento regional.

Cachoeira Casca D'Anta em São Roque de Minas — Foto: Fábio Rage/Secretaria Municipal de Turismo e Cultura/Divulgação


Fonte: Globo.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support