Escola do Legislativo é proposta pelos vereadores de Capitólio

Na 5ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal, realizada na última quarta-feira (15-03), foi apresentado o Projeto de Resolução 002/2023 referente à Escola do Legislativo, um programa da Assembleia Legislativa do Estado que visa a formação técnica e política de agentes públicos e da sociedade em geral, por meio de programas, cursos, palestras e estudos relacionados ao Poder Legislativo, incentivando a participação popular e o exercício da cidadania.

Dentro da Escola do Legislativo é desenvolvido o programa Parlamento Jovem que envolvem estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas e tem como foco a formação política de adolescentes e educação para a cidadania, estimulando neles o interesse na busca de soluções para os problemas da cidade.

O Parlamento Jovem foi instituído na Câmara de Capitólio no final de 2021 e foi trabalhado durante todo o ano de 2022. “As atividades do Parlamento Jovem procuram sensibilizar os jovens em relação às práticas políticas e legislativas. Eles têm a oportunidade de compreender a importância da vida democrática, da aceitação de conflitos, da busca dialógica da negociação e do consenso comum”, explica a vereadora Cristiane Amorim, que é coordenadora do programa. Em 2021 oito jovem da Escola Estadual Modesto Antonio de Oliveira participaram do programa.

Caso o projeto de resolução seja aprovado, a Câmara Municipal de Capitólio será a única da região a ter o programa Escola do Legislativo. “Será um marco na história do Legislativo, pois proporcionará uma melhora na inovação e no aperfeiçoamento dos trabalhos parlamentares desenvolvidos por esta Casa”, finaliza Cristiane.