Vereadores propõem programa de Banco de Alimentos no Município

Os vereadores Ismael Pinto dos Santos e Letícia Costa Vallory apresentaram o projeto de lei ordinária 030/2023 que visa criar o Programa Banco de Alimentos, cujo objetivo é arrecadar e promover a distribuição de alimentos às entidades assistenciais de Capitólio previamente cadastradas ou às famílias em situação de vulnerabilidade econômica.

“Muitos eventos cobram como parte do valor do ingresso a doação de alimentos não perecíveis. Entendemos que criando um Banco de Alimentos, a distribuição dos mantimentos arrecadados poderá ter um destino mais efetivo”, explica Letícia.

Caso aprovado, a gestão do Programa Banco de Alimentos deverá ser feita pela Secretaria Municipal de Assistência Social - que será responsável também pela coleta e armazenamento dos alimentos – com a colaboração das entidades.

O vereador Ismael acredita que o programa irá combater o desperdício de alimentos, uma vez que não serão enviados às entidades alimentos que elas já tenham em quantidade suficiente. O programa Banco de Alimentos terá o controle das demandas de cada entidade. Dessa forma cada uma receberá somente o que estiver precisando”, completa Ismael.

O projeto está em análise pelos vereadores desta Casa e deverá ser votado na próxima reunião.