Vereador propõe distribuição gratuita de absorventes nas escolas do Município

Neste Dia Internacional da Mulher (08-03) o vereador e presidente da Câmara Municipal, Gabriel Sansoni da Mata, apresentou proposta de lei que autoriza a distribuição de absorventes higiênicos nas escolas públicas do Município atendendo, principalmente, às jovens em situação de vulnerabilidade e/ou risco social. O objetivo é prevenir a evasão escolar, bem como o risco de doenças.

O projeto prevê que o fornecimento dos absorventes seja incluído nos itens de higiene das escolas, em quantidades adequadas às necessidades das estudantes e que a distribuição seja feita por meios e formas que não as exponham. Para a distribuição dos absorventes entre as escolas serão levados em conta a realidade de cada escola, suas necessidades e demais fatores sociais.

Todas as escolas públicas urbanas do Município foram visitadas e a relevância do projeto foi confirmada por todos os diretores. Embora as visitas não tenham ocorrido nas escolas do campo acreditamos que para elas o projeto também será de grande valia. Capitólio tem mais de 500 estudantes do sexo feminino que já iniciaram – ou estão prestes a iniciar – o ciclo menstrual.

É importante frisar que mesmo sendo um projeto de lei municipal, as escolas estaduais poderão ser contempladas através de convênio com o Município, uma vez que elas atendem um número maior de estudantes na faixa etária em questão.

“Absorventes higiênicos não são itens supérfluos e sim de necessidade. Portanto, deve fazer parte do orçamento das unidades escolares”, ressalta o vereador.