Parlamento Jovem segue para a reta final das atividades de 2023

Nesta quinta-feira (03-08) cinco alunos do Parlamento Jovem de Capitólio acompanhados pela Coordenadora do Programa, a Vereadora Cristiane Amorim, estiveram na cidade de Arcos onde participaram do Grupo de Trabalho que discutiu, melhorou e votou as propostas que seguirão para a Plenária Regional que acontecerá no dia nove de agosto, em Nova Serrana.

Além de Capitólio, alunos de outras seis Câmaras da região estiveram presentes. Cada cidade apresentou seis propostas, perfazendo um total de 42, sendo 14 por subtema. Desse número, oito foram selecionadas para a Plenária Regional.

Lá serão selecionadas quatro propostas para participar da Plenária Estadual que acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de setembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

HISTÓRICO

O Parlamento Jovem é desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com as Câmaras Municipais do Estado e tem como objetivo a formação política e cidadã dos jovens. Este ano o tema trabalhado é “O jovem e o mercado de trabalho”.

Na Câmara de Capitólio o Parlamento Jovem 2023 foi lançado no dia 26 de abril. Até o momento foram realizados 11 encontros, sendo dois de formação política, cinco de formação temática, dois para construção e fechamento de propostas, um encontro preparatório para a Plenária Regional, além da Plenária Municipal.

Nos encontros os alunos puderam aprender sobre formação política com os advogados Dr. Adriano Leonel Rezende, Dr. José Geraldo Batista e Dr. Paulo Henrique de Araújo que ministraram palestras sobre o tema. Em um dos encontros seguintes as professoras Adriana Bernardes e Andreia Freitas estiveram presentes auxiliando os alunos na construção das propostas.

No dia três de julho foi realizada a Plenária Municipal, onde os alunos apresentaram os projetos elaborados. Das 10 propostas apresentadas foram selecionadas seis para participar do Grupo de Trabalho em Arcos.