Câmara de Capitólio sedia oficinas de capacitação do Interlegis – Senado Federal

Entre os dias 15 e 19 de maio, a Câmara Municipal de Capitólio sediou duas oficinas em parceria com o Interlegis - programa do Senado Federal que tem como objetivo modernizar e integrar o Poder Legislativo.

A primeira oficina foi a de “SAPL 3.1” (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo), voltada à implantação e utilização do sistema, com intuito de otimizar e reforçar a transparência dos processos legislativos.

O treinamento capacitou os participantes para a configuração e alimentação do sistema com dados relativos ao processo legislativo, desde a entrada da proposição, sua tramitação até a deliberação no plenário.

Os servidores aprenderam também a gerenciar o processo de votação eletrônica no painel digital e os vereadores presentes receberam capacitação para as votações eletrônicas nas sessões plenárias.

Além de vereadores de Capitólio, parlamentares de São Roque de Minas também participaram desta etapa da capacitação.

A segunda oficina foi a de “Portal Modelo”, que é um modelo de site oferecido às instituições legislativas do país de maneira gratuita que trata conteúdos relacionados a comunicação, prezando pela efetividade nas ações e cumprimento das atribuições legais.

Com a implantação desses sistemas todos os documentos, projetos e normas serão digitalizados, de forma que os cidadãos possam consultar a qualquer momento. “Algumas Câmaras Municipais da nossa região já utilizam essas ferramentas e vemos o quanto essa modernização trará mais praticidade, segurança e transparência. Com a implantação desses sistemas teremos também uma economia, pois a tendência da plataforma é eliminar o papel tanto na sessão quanto na Câmara”, enfatizou o Presidente da Câmara Gabriel Sansoni da Mata.

Durante os treinamentos, os participantes puderam aprender teoria e prática, realizado simulações dos processos. Além dos servidores da Câmara de Capitólio, estiveram presentes servidores de Câmaras de Piumhi, Pimenta, São Roque de Minas, Vargem Bonita, São José da Barra, Itaú de Minas, Claraval, Santana do Paraíso e Mococa.

Em nome dos professores Adalberto Oliveira e José Bonifácio Gois, agradecemos à toda a equipe do Senado por ter proporcionado esta capacitação em Capitólio.