UTI da Santa Casa de Piumhi é reaberta e novos investimentos são anunciados

Os dez leitos de UTI da Santa Casa de Piumhi que haviam sido fechados em agosto de 2022 devido à falta de recursos financeiros da entidade foram reabertos na última quinta-feira (04-05).

A cerimônia de reinauguração contou com a presença do Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, de Deputados Estaduais e Federais, da Diretoria da Santa Casa, do Prefeito de Piumhi Paulo César Vaz, dos vereadores locais, além de prefeitos e vereadores das sete cidades que fazem parte da microrregião de Piumhi.

A reabertura da UTI ocorreu graças a recursos provenientes da Secretaria de Estado da Saúde, de emendas parlamentares indicadas por deputados, de emendas impositivas indicadas por vereadores, além de repasses extras feitos por algumas das prefeituras que compõem a microrregião de Piumhi.

Em novembro de 2022 foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Piumhi, com a participação das lideranças governamentais das sete cidades que compõem a microrregião com o objetivo de levantar as dificuldades financeiras da Santa Casa e buscar, em conjunto uma solução.

Cinco vereadores de Capitólio fizeram indicação de suas emendas impositivas para a Santa Casa de Piumhi. “Fizemos a indicação porque sabemos da enorme importância que a Santa Casa de Piumhi tem para todos nós capitolinos. Quando precisamos de um recurso de média complexidade é para lá que nos dirigimos, é como se ela fosse uma extensão da nossa Santa Casa. E esse é o sentimento de todas as cidades da região, por isso quase todas se empenharam em contribuir”, disse o Presidente da Câmara Municipal de Capitólio, Gabriel Sansoni da Mata.

Durante a solenidade foram compartilhadas outras duas excelentes notícias para a região: a implementação de um Centro de Hemodiálise na Santa Casa de Piumhi e a construção de uma UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) 24 horas para atender urgência e emergência.

Em seu discurso, Fábio Baccheretti anunciou que os investimentos previstos são de mais de R$ 5 milhões para a construção e compra de equipamentos da UPA e R$ 4 milhões para a implantação do Centro de Hemodiálise.