Parlamento Jovem 2023 é lançado em Capitólio

Na noite da última quarta-feira, 26, aconteceu na Câmara Municipal de Capitólio o lançamento do programa Parlamento Jovem.

Na solenidade compareceram estudantes do ensino médio da Escola Estadual Modesto Antônio de Oliveira e alunos da AVAMEP Capitólio (Associação de Valorização e Apoio aos Menores de Piumhi).

Também estiveram presentes a Vice-prefeita e Secretária de Educação de Capitólio, Ângela Maria dos Santos Leite, a Presidente da Comissão Direito na Escola da 77ª Subseção da OAB de Minas Gerais, Dra. Larissa Teixeira de Oliveira, a Gestora da AVAMEP Capitólio, Caroline Ribeiro da Silva e o ex-aluno do Parlamento Jovem de Guapé, Ruan Vítor.

O Presidente do Legislativo, Gabriel Sansoni da Mata, salientou a importância do programa por acreditar no jovem como agente de transformação política. “É a política que faz com que a vida da sociedade seja melhor. Daqui há alguns anos serão vocês, jovens, que ocuparão os nossos lugares”, disse.

A vereadora Míriam Salete Rattis Batista dos Santos, falou sobre a realização de ter participado da implantação deste projeto em 2022. “Eu como professora e diretora escolar me sinto realizada por ter participado deste importante projeto. Os jovens são nosso futuro e temos como obrigação moral contribuir para que eles possam estar o melhor preparados para assumir a liderança de nosso Município”, enfatizou.

A vereadora e coordenadora do Parlamento Jovem em Capitólio, Cristiane Amorim, comentou que o resultado do projeto foi muito positivo. “Este ano estamos iniciando com 17 inscritos, então já estamos colhendo frutos do que foi plantado no ano passado. E esse número vai crescer ainda mais”, disse.

Cláudio Sebastião de Oliveira, vereador e também coordenador do projeto, incentivou os jovens para aproveitarem a oportunidade que é participar do Parlamento Jovem. “O futuro da nossa nação está na mão de vocês. Então se os jovens não se interessarem por política, vai chegar uma hora que o país não irá funcionar”, enfatizou.

Em seu discurso a vice-prefeita e secretária de Educação, Ângela Maria dos Santos Leite, parabenizou a Câmara pela participação no projeto Parlamento Jovem. “Vocês não preocuparam só com a legislatura, mas também com a capacitação dos jovens do Município”, disse. Ela parabenizou também a todos os voluntários que dispõem do seu tempo em prol da educação política e cidadã dos jovens. “Vemos pessoas que poderiam estar desenvolvendo o seu trabalho remunerado, porém para buscar um mundo melhor e uma sociedade consciente e mais justa, dispõem seu tempo voluntariamente em prol da educação política e cidadã dos jovens”, finalizou.

A Dra. Larissa Teixeira de Oliveira, mencionou aa importância dos jovens terem noções de direito, cidadania e política. “Meu conselho para vocês é que busquem aprender sempre mais sobre o sistema político e jurídico, pois desta forma estarão construindo um futuro melhor”, concluiu.

A gestora da Avamep Capitólio, Caroline Ribeiro, enfatizou a importância do jovem se preparar para o mercado de trabalho. “A gente quer que o jovens entendam o poder da capacitação para eles entrarem no mercado de trabalho. Não é só trabalhar pelo dinheiro, é gostar do que faz, fazer tudo com amor e dedicação”, disse.

Ruan Vítor, ex-aluno do Parlamento Jovem de Guapé, mencionou o quanto o programa mudou a sua vida. “Tenho um amor muito grande por esse projeto, porque o Parlamento Jovem e a política mudaram a minha vida. Como aluno desse programa pude entender como funciona o sistema social e qual é minha posição dentro dele”, contou.

Após finalizada a cerimônia de lançamento, o procurador legislativo da Câmara, Dr. Adriano Leonel Rezende, ministrou a palestra “Os três poderes”, compondo o módulo inicial do Parlamento Jovem 2023.

O Parlamento Jovem é desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com as Câmaras Municipais do Estado e tem como objetivo a formação política e cidadã dos jovens. Este ano o tema a ser trabalhado é “O jovem e o mercado de trabalho”.