CEMIG anuncia construção de subestação de energia elétrica em Capitólio

Ontem (23-03) uma comissão técnica da CEMIG esteve em Capitólio para anunciar, oficialmente, a construção de uma subestação de energia elétrica na cidade. A reunião foi realizada no Centro de Convenções da Secretaria de Educação e contou com a presença do prefeito municipal, de vereadores, do deputado estadual Cássio Soares e de representantes dos deputados federais Antônio Carlos Arantes e Domingos Sávio.

Na ocasião os gerentes da CEMIG mostraram as ações e investimentos realizados nos últimos anos e apresentaram o plano de expansão que consiste na construção da subestação Capitólio 1, na construção da linha de distribuição com 17 km de extensão e na construção de um vão de linha na subestação Piumhi 2. No total serão investidos R$ 55 milhões nessas obras. O prazo para conclusão é de 30 meses.

O prefeito municipal, Cristiano Geraldo da Silva, lembrou que as demandas de Capitólio já são conhecidas há muitos anos. “Por ser uma cidade turística sempre fomos questionados pelos turistas, pois temos uma hidrelétrica ao lado e falta energia na cidade. De 2018 / 2019 pra cá sabemos que a Cemig fez investimentos, mas o problema ainda continua”, disse.

De acordo com os dados apresentados, a Frequência Equivalente de interrupção por Consumidor (FEC) e a Duração Equivalente de interrupção por Consumidor (DEC) em Capitólio estão bem abaixo do índice estipulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), entretanto considerando o crescimento da cidade, o grande número da população flutuante e os empreendimentos que estão sendo construídos na região, a CEMIG vê como necessário o investimento na quantidade e qualidade do fornecimento de energia.

“No ciclo 2023-2027 estamos com o maior investimento da história da empresa e, certamente, Capitólio vai receber uma parcela significativa deste investimento”, salientou Elieser Correa, gerente de Relacionamento Institucional da CEMIG.

Para que a implantação da subestação aconteça o primeiro passo é o levantamento topográfico e sondagem do terreno. Em seguida será feita a aquisição da área e os processos ambientais. Depois disso será realizada a contratação do projeto e execução das obras e para concluir, a fiscalização e energização do empreendimento. No momento o plano está na fase de elaboração técnica para licitação do projeto e construção da subestação.

O gerente de Planejamento de Expansão da CEMIG, Hernane Braga, explicou que será uma subestação de médio porte e que as fases mais demoradas do projeto são as de Aquisição da Área e Desimpedimento de Faixa “precisamos levantar todos os proprietários dos 20 km de extensão por onde a rede irá passar, verificar a documentação deles e regularizar”, explicou Braga. Assim com o prefeito municipal, o vereador Vandinho do Floriano se prontificou para auxiliar nessa etapa “Trabalho diretamente com os produtores rurais e me coloco a disposição para auxiliar neste contato”, salientou.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Capitólio, Gabriel Sansoni da Mata, desde 2021 são buscadas soluções para a falta de energia elétrica na cidade. “Acionamos os deputados que olham com carinho para o nosso município e hoje tivemos a alegria de ver o plano de expansão da CEMIG que trará o maior investimento em obras públicas já executadas em Capitólio”, comemora Gabriel.

O deputado Cássio Soares lembrou que há algum tempo vem buscando, juntamente com o deputado federal Domingos Sávio, uma solução junto à CEMIG que possa sanar o problema da falta de energia na região “Nos preocupamos que a solução seja abrangente e sane os problemas das demais cidades da região. Esperamos que logo possamos estar aqui entregando essa subestação para a comunidade, com energia de qualidade e ininterrupta”, finalizou.